Mulher, por que choras?

887
0

Os evangelhos são marcados pelo encontro de diversos tipos de pessoas com Jesus.

E esses encontros, normalmente, relatam a habilidade de Jesus em perceber a condição daquela pessoa e entrar na história dela.

Hoje, quero meditar com você o encontro de Jesus ressuscitado com Maria Madalena.

No capítulo 20 do evangelho de São João, vemos Maria Madalena indo ao local onde o corpo de Jesus havia sido colocado, após a morte na cruz. O texto sagrado diz que era tão cedo que ainda estava escuro.

Fico pensando no amor desta mulher por Jesus. Todos sabiam de sua procedência: era prostituta. Havia mudado de vida, a partir do encontro com Jesus. Tinha estado aos pés da cruz e contemplou a morte dele. Os judeus (que mataram Jesus) tinham ciência que ela fazia parte do grupo de discípulos. Saindo sozinha e tão cedo, talvez corresse risco de morte. Mas não se importou: foi ao sepulcro, antes mesmo que o sol nascesse.

Ali, ao ver o sepulcro vazio, achou que tivessem roubado o corpo de Jesus. Avisou Pedro e João. Ambos foram até lá mas ainda não compreendiam que Jesus havia ressuscitado. Foram embora enquanto Maria Madalena ficou ali, chorando.

Nessa hora, acontece o reencontro:

“(Maria Madalena) Voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu.” João 20,14

Não o reconheceu porque viu o corpo glorioso de Jesus. Um corpo novo, cheio da Glória de Deus.

 “Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem procuras? ” João 20,15a

Vejam: é uma mulher, a primeira pessoa que contemplar a Glória de Deus, a promessa cumprida: Jesus, que vence a morte para nos dar a vida.

A que era prostituta, agora é portadora da notícia que mudou a história da humanidade. Ela viu primeiro aquilo que todos os profetas anunciaram!

E Ele pergunta: por que choras? Como quem diz: estou aqui.

Assim é Jesus quando permitimos o livre acesso Dele às nossas vidas! Ele transforma nossa história naquilo que melhor poderia se tornar e permanece diariamente conosco!

Que essa verdade alcance seu coração, mulher! Jesus está com você a todo momento! Então, por que choras?

Vamos orar?

Senhor, hoje entendi que o vê minhas lutas e angústias. Que acolhe cada lágrima derramadas. Que me diz: por que choras, se Eu estou aqui? Quero confiar tudo o que vivo nas Tuas mãos. Faço a minha parte e, aquilo que está além de mim, confio que o Senhor já está cuidando. Enche meu coração de alegria, Jesus! Na certeza de que está comigo todos os dias da minha vida! Amém!