“Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança”…(I Ped 3,15). Trago hoje esta palavra do apóstolo Pedro como um meio de assegurar a cada Jovem Sarado que tudo o que fazemos tem um sentido espiritual e de transformação da nossa sociedade em uma sociedade melhor, pela segurança de nossas famílias e pela salvação das almas!

Recentemente fui convidado a pregar para a pastoral familiar numa paróquia da cidade do Rio de Janeiro e na pregação falava sobre a incoerência de sermos o maior país católico do mundo e deixarmos a TV destruir a moral e a fé cristã da nossa família! Pense quantas vezes as famílias católicas oram juntas ou partilham a palavra de Deus: muito poucas! Mas sentam juntos pra assistir a TV com frequência! Então um senhor entrou no meio dizendo: “Mas por que a Rede Globo? Não é somente a Globo! Todos os meios de comunicação fazem isso! Não adianta a gente querer culpar a Globo sendo que na realidade tem muitas outras coisas boas que eles mostram também como a matéria sobre nossa Senhora e blah blah blah”… Então sobre as coisas boas que a Globo mostra eu o lembrei o que diz Santo Ireneu: “O mal não se apresenta tal como é, mas sob aparência de verdade para seduzir, se possível, até mesmo os eleitos”! O senhor foi apresentando várias teses para desqualificar um boicote à Globo. E no meio da sua explanação entrou algo que o Padre Edimilson disse logo na Santa Missa da Sexta-feira, dia 20/10/2017: “Não podemos ser cristãos hipócritas que falam mal mas patrocinam… Financiam… Dando a sua audiência”!

A primeira tática do mal: A primeira coisa que o mal vai tentar imputar sobre nós é desqualificar a nossa autoridade: “Daí você fala da Globo, mas assiste”; “você fala mal da Globo mas assiste tudo da Record”; “Você fala da Globo, mas é viciado em NetFlix”; “Você é alienado”; “Você é fanático”! O mal vai tentar colocar em você os rótulos dele te acusando daquilo que ele é! E se você der brecha ele vai te pegar na contradição e tentar te expor ao ridículo. Então seja inteligente, apresente argumentos verdadeiros e irrefutáveis, cite fontes, estudos, análises e não apenas opiniões. Santo Ireneu se pautava na Palavra, na tradição da Igreja, mas também demonstrava com a própria tese dos hereges os erros deles, a partir das próprias coisas que eles ensinavam. É assim que devemos fazer e vamos mostrar isso ao final deste texto!

Só que aquele irmão não esperava ouvir uma resposta sincera, de quem busca viver aquilo que prega e que acredita. Ele esperava alguém que falasse apenas uma opinião sua e não um testemunho! Não que eu seja 100% pois estamos todos num processo como diz o Léo; mas eu pude dizer olhando nos olhos dele: Mas eu não assisto as outras também! Isso desmontou a tese dele… Irmãos, o mundo vai tentar desqualificar seu protesto contra a Globo dizendo que todas as emissoras são iguais e resolvi fazer esta partilha exatamente para que estejam prontos ao combate. Primeiramente, vivamos esse evangelho que nos foi pregado pois essa é nossa primeira arma espiritual nessa batalha, a vigilância!

A segunda tática do mal: Compartilhar a culpa”. Como se dividir a culpa com os outros inocentasse alguém. Vão tentar defender a Globo dizendo que ela não é a única a fazer isso. Sim, é aquele mesmo discurso que ouvimos de que: “Ah, mas corrupção sempre existiu desde Cabral”; como se isso justificasse os roubos atuais e inocentasse os ladrões de agora. É como dizer “Eu não presto, mas outros também não prestavam e assim você não tem direito de reclamar de mim”! É ridículo esse raciocínio! Essa linha de pensamento deve ser respondida por ela mesma: “A Record, então, não presta? Isso é bom? Então se a Globo faz o mesmo ela é boa? Não”! Outra coisa é desmontar o argumento da pessoa dizendo: “Então outras emissoras que fazem o mesmo devem ser boicotadas”? A pessoa instintivamente vai dizer que sim e ampliar, então você pode dizer: “Show de bola, inicie o boicote que eu te apoio”! E se disserem: “por que você não fala das outras que também fazem”? Você pode repetir o exemplo acima: “Bem, você pode falar das outras? Vai nos ajudar também. Vai com tudo”! Kkkkk. Assim a pessoa não vai conseguir te pegar nessa de que a Globo faz porque as outras fazem e tá tudo na mesma. E não, não são todas iguais e vamos demonstrar ao final do próximo parágrafo.

A terceira tática do mal: O vitimismo e a divisão do foco: “Por que a Globo é tão importante nessa guerra”? “Por que virou o alvo”? “Por que falam da Globo e não fala das outras”? Porque uma guerra é vencida em batalhas, com estratégia, com a cabeça, mais do que com a força! Existem diversas fontes de destruição de nossas famílias: TV, Rádio, Imprensa Escrita, Sites, Filmes, Livros, Politização do Ensino… Mas numa guerra contra o mal devemos ser simples como a pomba porém astutos como a serpente. A Globo detém uma posição estratégica e por isso é o território dessa batalha. Se lutarmos contra as concorrentes da Globo em primeiro plano, ela ganha ainda mais audiência. Somos fãs das outras? Não! Mas daremos o recado a eles que estão na nossa lista também e são pequenininhas perto da Globo; ou se ajustam e lutam conosco ou serão as próximas da fila pois como dizemos: “O Leão acordou”!
Vejamos alguns números:

No ranking dos 10 maiores grupos de comunicação do Brasil a Globo vale 14,5 Bilhões. Mais do que a soma dos outros 9 concorrentes, da mesma lista, juntos.

1. A Globo é o quarto maior grupo de comunicação do planeta.

2. A TV é o veículo preferido por 63% dos brasileiros e das 20 emissoras abertas e fechadas com maior audiência do Brasil a Globo é dona de 4: Rede Globo, SporTV, Viva e GloboNews que somadas dão mais audiência que as outras 16 concorrentes juntas.

3. A Globo detém pelo sistema Globosat o domínio do sinal de 55 emissoras de TV no Brasil como: Bis, Canal Brasil, GNT, Futura, Gloob, Universal Chanel, Viva, Rede Brasil, SyFy, Megapix, e muito mais.

4. Os números do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em estudo de 2009 com todas as novelas da Globo das 7pm e 8pm de 1965 a 2004 comprovam a intenção direta da globo de remodelar a família brasileira através do divórcio, baixa natalidade e da desconstrução das relações familiares.

5. A Globo é o décimo quarto maior grupo de mídia do mundo em valor de mercado. Mais do que a soma de todos os seus grandes concorrentes brasileiros.

Bem essas são apenas algumas dicas, tem muito mais coisas a serem pensadas e ditas e se você compartilhar muito esse texto podemos marcar uma Live em breve!

Fontes:

http://www.iadb.org/pt/noticias/artigos/2009-01-29/novelas-brasileiras-tem-impacto-sobre-os-comportamentos-sociais,5104.html

http://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2009/01/090130_noveladivorciobrasil_np.shtml

http://canaisglobosat.globo.com

https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/ooops/2016/11/08/em-outubro-audiencia-da-tv-aparecida-supera-multishow-discovery-e-warner.htm

http://grupoglobo.globo.com/noticias/grupo_globo_sobe_ranking_empresas_midia_mundo.php

https://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/tv-e-o-meio-preferido-por-63-dos-brasileiros-para-se-informar-e-internet-por-26-diz-pesquisa.ghtml

Nota: Sobre o estudo do BID temos o PDF do estudo em Inglês para quem quiser e puder nos ajudar traduzindo! Como Santo Ireneu, utilizamos muitos dados da Globo pra mostrar quem é a Globo!