Caminho de namoro – O tempo de Espera

6884
0

A primeira coisa que devemos ter em mente é que o tempo de espera não é um tempo para ficar lá largadão, paradão como quem não faz nada enquanto espera, pelo contrário é tempo de luta, é tempo de crescimento e tempo de preparar o coração para as coisas que o Senhor tem para nós. Não é um tempo de sossego, é tempo de trabalho. Quem foi mais esperado do que Jesus Cristo? Ninguém, certamente, mas olhemos atentamente aos fatos e vejamos como é um verdadeiro tempo de espera mirando nosso foco no início do evangelho de São Lucas. Neste evangelho temos em seu primeiro capítulo que Zacarias estava no templo exercendo suas funções sacerdotais oferecendo o perfume ao Senhor, então o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse que Deus lhe daria um filho chamado João. Vejam Zacarias e sua esposa não podiam ter filhos e já eram de idade avançada. Podemos perceber que ainda que Zacarias e Isabel esperassem um milagre de Deus em suas vidas isso não fazia deles pessoas inertes, pelo contrário, eram ativos nas coisas de Deus e Zacarias O servia no templo como sacerdote e buscavam a santidade e eram tidos como justos (CF. Lc 1, 5-17).

Prosseguindo neste evangelho vemos a Virgem, vejam que ela também como toda mulher grávida, teve o seu tempo de espera. O que fez Maria no seu tempo de espera? Logo de cara encarou uma viagem e foi ter com sua prima Isabel, ela foi para as montanhas, não ficou em casa fazendo tricot como quem tem um rei na barriga; muito embora ela tivesse o Rei dos rei e o Senhor dos senhores em seu ventre. Passados os anos Jesus já estava grande, um homem adulto mas ainda não havia se manifestado publicamente, no entanto o povo de Israel esperava o Senhor. Mas o esperavam no deserto, se preparavam para esta chegada, esta manifestação. No livro de Isaías lemos que fora profetizado sobre João Batista que ele prepararia os caminhos do Senhor (Cf. Isaías 4,3ss). Vemos em Lucas 3 que ele ia para o deserto e lá pregava às multidões e batizava o povo em arrependimento dos pecados e o povo por sua vez saia do conforto de suas casas para ir até João e todos estes viviam o tempo de espera.

Quiz ilustrar todas essas coisas porque as vezes pode parecer para alguns que o tempo de espera é algo monótono e chato e que nada acontece, é sentar e esperar, mas é exatamente o contrário disso pois o “justo vive pela fé” (Rom 1,17). Ou seja além de sermos fiéis na espera devemos viver esta espera e não sentar nessa espera. Consegue compreender? O que precisa ser trabalhado dentro de você? O que você precisa mudar para poder namorar com alguém? Quais são as manias, os defeitos, as dificuldades, a falta de abertura ao diálogo que você tem e que precisa ser lavado como nas águas do Jordão para que haja uma mudança de mentalidade e que possa viver o novo de Deus? Tempo de espera é tempo de atitudes concretas, firmes e claras! E não é apenas uma questão de deixar rolar e ver no que vai dar, porque somos filhos de Deus e não vivemos de destino, mas da vontade do Senhor em nossas vidas!

Por que será, que muitas pessoas ficam lá, por longos tempos de espera? Alguns casos existem onde as pessoas precisam de um longo tempo no deserto, não porque Deus as esqueceu, mas porque elas ainda não se esqueceram do Egito interior que ainda as aprisiona a uma mentalidade mundana. Não somos chamados a viver as realidades como elas são para os outros (Cf. Rom 12,2), mas devemos transformar a nossa maneira de viver. Muita gente passa um longo tempo de espera simplesmente porque sentou pra esperar e não está ainda trabalhando em si mesmo aquilo que precisa. A palavra vai ainda nos dizer em Habacuc 2,3s na tradução da bíblia dos 70 (tradução em grego que os apóstolos utilizavam) que: “Meu justo viverá pela fé. Porém se ele desfalecer, meu coração já não se agradará dele”. Veja isso é forte, se devemos esperar em Deus, devemos ser firmes e realizar dentro de nós toda a limpeza que nosso coração precisa para cumprir a vontade do Senhor em nossa vida. Seja na aparência física, seja no comportamento, seja na maneira de lidar com as pessoas. Tempo de espera é tempo de trabalhar pesado para receber aquilo que Deus quer nos dar!

Se você está vivendo o tempo de espera, bem não desanime, trabalhe em você o que precisa ser trabalhado. “Não somos, Absolutamente de perder o ânimo para nossa ruína; somos de manter a fé, para a nossa salvação”( Hebreus 10, 39). Sim devemos viver à espera de um milagre, mas os evangelhos mostram como as pessoas esperavam estes milagres, iam até Jesus, iam à piscina de Siloé como aquele paralítico, iam com os amigos e desciam pelos telhados, iam se espremendo na multidão, gritavam, faziam o que fosse preciso. Não pense que no tempo de espera para um relacionamento as coisas são diferentes, devemos buscar com fé e não esperar sentados. Pois se quer viver um milagre em sua vida é preciso de um pouco de esforço também de sua parte.