Caminho de Namoro – Como ser solteiro e fazer disso algo maravilhoso?

12803
0

Antes de falarmos sobre o tempo de espera, gostaria de falar um pouco sobre ser solteiro, muitos definem o ser solteiro como: “Tempo de espera”. Mas eu gostaria de aprofundar um pouquinho mais o sentido de ser solteiro em dois momentos, o momento de estar só e o momento de esperar em Deus por alguém para construir um relacionamento. Mas por que dividir dessas duas formas? Para que possamos organizar nossas vidas! Veja, quantas pessoas esperam em Deus e ficam lá: A espera de um milagre, todos os amigos já estão namorando e a pessoa é como O último dos moicanos ou Esqueceram de mim!  Muitas vezes as pessoas ao redor percebem que a pessoa está só mas não é feliz assim e por mais que a pessoa deseje, ela nunca consegue arrumar ninguém.

Num sentido oposto temos aquelas outras pessoas que vivem como Indiana Jones e o templo da perdição numa procura desesperada por alguém para namorar e colocam num possível relacionamento a esperança da sua felicidade. É exatamente neste momento em que relacionamentos já começam nascendo errados e tendem a não dar certo. Isso acontece porque a pessoa não sabe ainda nem ser solteiro e já quer ser namorado (a) de alguém; ou melhor muitas vezes o que se quer na verdade é que alguém seja a sua (seu) namorada (o), pois o que busca é algo que lhe complete e não busca completar o outro.

Ser solteiro é um tempo de investir em si mesmo, cuidar da aparência e cuidar do coração, cuidar de si e cultivar amizades verdadeiras, cuidar de ser feliz consigo mesmo de maneira sadia e sem perder a pureza. O tempo de solteiro não é tempo de sair como o Rambo atirando para todos os lados, caçando pessoas nas redes sociais, vasculhando fotos, curtindo tudo e adicionando todo mundo para ser notado (a), não é tempo de ficar de baladinha em baladinha “ficando” sem compromisso. Nada disso, é tempo de ser bom para si mesmo, ser terra boa, se aprofundar na oração, no estudo da palavra, no conhecimento de si mesmo.

Antes mesmo de esperar por alguém que construa um relacionamento conosco o tempo de solteiro é o tempo que nos preparamos para a espera das sementes que Deus pode plantar em nossa vida. Parece meio bobo, mas tem um ditado que diz: Cuide do jardim que as borboletas vem por si só! Fato! Mas a pergunta é: Você quer mesmo borboletas ou qualquer inseto que pousar pode extrair de você aquilo que Deus plantou de bom em seu coração e levar embora? Para ter as borboletas é preciso criar raízes, é preciso florescer e para isto, nada melhor do que se alimentar das coisas que Deus nos dá. Uma boa maneira de ser solteiro é tirar esse tempo para si mesmo e para Deus. Não estou falando aqui de viver uma vida inteira sem querer ninguém, mas de viver um tempo se conhecendo, se enamorando da pessoa maravilhosa que você é, pois antes de darmos a alguém um sentimento de carinho e amor devemos ter esse sentimento conosco mesmo. O Senhor nos diz: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19,18).  Não olhe apenas como uma ordem de amar aos outros, pois Deus sabe que você deve se amar e por isso diz: “como a ti mesmo” (Cf. Mt 22,39), esta é também uma ordem de amar você mesmo, pois quando Deus fez você ele “Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom” (Gen 1,31). Compartilhe!

Semana que vem falaremos sobre: O Tempo de espera, aguarde!