O que são as 5 pedrinhas

10775
0

A vida de Oração do Jovem Sarado, se baseia nas 5 pedrinhas: são elas,  terço, eucaristia, Palavra, jejum e  confissão.

TERÇO

Rezamos o terço todos os dias, contemplando a vida de Jesus através dos mistérios. Isso acontece no ritmo da vida: na correria do “busão”, do metrô, no carro, durante as atividades físicas ou em um momento de intervalo entre as atividades do dia-a-dia, quando acordamos ou antes de dormir, ou dividido durante o dia. Mas rezamos o terço confiando nessa conexão entre nós e Nosso  Senhor Jesus com a ajuda preciosa da Santíssima Virgem Maria. Aproveitamos para interceder pela missão JS de resgatar as almas que o Senhor nos confia, pelas pessoas que se recomendam às nossas orações, principalmente pelos jovens e pelas famílias.

EUCARISTIA

Da mesma forma, nos programamos para ir à Santa Missa e comungar do corpo de Cristo todos os dias. É uma prioridade para nós e para nossa missão como JS. Assim como alimentamos o corpo físico diariamente, precisamos alimentar a alma para que ela seja dia a dia sarada, curada pela força da Eucaristia. Também entendemos que sou um membro de um corpo que é o grupo JS do qual fazemos parte.  Dessa forma, ao receber a Santa Eucaristia, comungamos por nós mesmos e por todo o corpo, alimentando-o. Ou seja, todo o grupo é beneficiado e vai se tornando mais sarado. Ao contrário, quanto menos comungo por mim e pelo grupo, o corpo sentirá falta deste alimento e se tornará anêmico, fraco, doente. Porém, se não há possibilidade de ir à missa diária, faremos todo esforço possível para ir à missa dominical, sem falta, consciente que a Igreja exige isso de nós, cristãos.

LEITURA DA PALAVRA

Separamos 30 minutos do dia para investir, “gastar”, meditando a Palavra de Deus.

“Gaste tempo com uma pessoa e vocês se tornarão conhecidos, gaste tempo com um conhecido e vocês se tornarão amigos, gaste tempo com um amigo e vocês se tornarão íntimos, gaste tempo com alguém intimo e vocês se tornarão um só!”

Este é um dos momentos mais preciosos porque através da palavra de Deus, vamos sendo curados, sarados. É através dela que o Senhor vai mudando nosso modo de agir, de pensar, de nos comportar, de nos enxergar e de enxergar os outros, de nos relacionar… para um novo estilo de vida, um estilo sarado de viver.

JEJUM

O jejum pode ser feito de várias formas. O dia que a Igreja nos propõe é a sexta-feira, porém, quando na sexta – feira a Igreja está celebrando uma solenidade ou quando cai nas oitavas de Páscoa e de Natal, recomenda-se não fazer jejum.

Lembrando sempre que em todas as formas se toma o café da manhã normalmente, sem nehuma restrição pela manhã, iniciando o jejum logo em seguida e terminando às 16 horas.

  • Jejum total: durante todo o dia bebe-se somente água.
  • Jejum a pão e água: come-se pão e bebe água.
  • Jejum de líquidos: bebe-se somente líquidos como caldos, vitaminas, sucos.
  • Jejum da igreja: almoça e lancha, sem comer nos intervalos.

CONFISSÃO

Sempre que a nossa consciência estiver em pecado grave, recoremos a esse tão valioso sacramento.